A marca de uma organização resume valores e potencialidades, sendo sinal que apresenta a instituição para a sociedade.
No caso da Pastoral da Juventude, a sua identidade diz muito da proposta de sua existência e é, também, um símbolo repleto de inspiração pelo que representa há mais de três décadas e que motiva os grupos de jovens ao perceberem que fazem parte de uma organização mais ampla, que acontece em outros níveis e espaços no país.
Evolução da identidade
Com a constante mudança da conjuntura juvenil, se fez necessário, ao longo das mais de três décadas, a reformulação do logotipo de forma mais esporádica e pouco sistematizada. Porém, diante de uma sociedade pós-moderna e de uma cultura midiática, refletiu-se sobre a necessidade de uma identidade mais consolidada e que reafirmasse de forma jovial e atual o amadurecimento da Pastoral da Juventude na ação evangelizadora no Brasil.
Após o estudo das principais formas de identificar a PJ nas marcas já existentes e também das utilizadas pelas (arqui)dioceses, paróquias, grupos, apresentamos o processo que foi feito ao longo da história da organização, com a evolução da identidade do logotipo da PJ:
Destacamos, também, que desde o primeiro logotipo criado, passando pelos que temos conhecimento e, principalmente, os anteriormente representados, todos foram criados por jovens de alguma diocese no Brasil.
Assim, diante dos estudos aprofundados, das análises realizadas e tendo em vista a necessidade da consolidação de uma identidade diante da constante evolução da comunicação, apresentamos o logotipo indicado como oficial da Pastoral da Juventude e também suas características principais (tipologia e cor).
Características
O símbolo apresenta uma cruz estilizada, como se ela estivesse deitada no chão, servindo de estrada, um caminho, rumo à “Civilização do Amor”, tão citada em nossos documentos e proferida pelo saudoso Papa Paulo VI para os jovens de todo o planeta.

A cor vermelha do nosso símbolo é a cor da paixão, do amor, da responsabilidade e da luta. Paixão e amor pelo novo, pelo protagonismo juvenil, pela utopia. Quando realmente estamos apaixonados, a gente respeita, cuida e ama.
Enfim, amar-nos leva à “Civilização do Amor”, a sermos construtores do Reino de Deus remetendo-nos à responsabilidade, ao cuidado, ao respeito, à luta pela justiça, por uma vida digna e por condições básicas para todos.
O círculo em volta é a forma perfeita, em que todos são iguais e têm a mesma importância. É a forma usada nas reuniões de grupos, que não deixa ninguém de fora, em que todos se olham, todos têm voz e vez.
Tipologia
A identidade é composta pelo nome Pastoral da Juventude na tipografia (fonte) Hasty Pudding.
A tipografia institucional é o conjunto de caracteres adotado para identificar e padronizar os textos utilizados nas diversas comunicações da organização.
Além do nome da instituição, é também utilizada a inscrição da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), pelo fato de a PJ estar inserida, organicamente, à Igreja do Brasil e seu episcopado.
Cor
A cor em tom vermelho é o PANTONE 1788 C. Na separação de cores CMYK possui C: 0 M:100 Y:100 K: 0.
Fonte: Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer: somos Igreja jovem Pastoral da Juventude; organizado por Joaquim Alberto Andrade Silva; Luis Duarte Vieira e Roberta Agustinho da Silva. Brasília, DF: PJ, 2012.